quinta-feira, 21 de junho de 2012

Peculiaridades Dublinísticas...

Hoje, dia 21 de Junho, começou oficialmente o verão europeu, mas todo esse clima aqui, me parece muito com o outono do Brasil. Exceto pelo fato de que em plena 4:30 da madrugada, já esta dia, escurecendo totalmente ás 22:30 da noite.
Os irlandeses, turistas, intercambistas e afins, adoram aproveitar este clima, com as temperaturas chegando na máxima de 22 graus durante o dia e 8 graus durante a noite.
Stephen's Green Park
Os parques de Dublin, estão sempre cheios, vários grupos de amigos e namorados deitados na grama, comendo um lanche, tocando violão, rindo, mas acima de tudo, aproveitando o sol, quando ele resolve aparecer.
Sempre em uma conversa com um irlandês, a primeira coisa que eles falam quando digo que sou brasileiro, é: "Oh! Provavelmente você sente falta do sol, não é?" - e sim, minha resposta é sempre, sim!
Aqui a chuva é garantida! Tem dias, que ao sair na rua em dias chuvosos, é comum encontrar vários guarda-chuvas jogados pelas ruas, destruídos pelo vento forte. Quando se sai de casa, você tem de estar preparado para o frio, chuva, vento e agora que chegou o verão, o calor. O tempo muda em um piscar de olhos.

Nestes parques, facilmente você encontra lugares para descansar e relaxar ao sol, junto a outros grupos de pessoas. Mas tem outro grupo de pessoas aqui, que todos tomam muito cuidado, principalmente os estrangeiros.
Knackers (Nanás)
Aqui não existe favela, e gente "pobre", mas existem os famosos Knackers (Náquers). Já ouviram falar? Eles são uma minoria aqui na Irlanda, irlandeses que quando desempregados, recebem uma ajuda de custo do governo. São drogados, desesperados por bebida alcoólica, arruaceiros que andam em bandos, vivem pedindo esmola na rua para se drogarem, jogam tomates e ovos nas pessoas e vivem falando palavrões em alto e bom som!
Geralmente, é fácil identificá-los. Típico rosto irlandês, dentes podres, tem as costas das mãos roxas por usarem heroína, usam abrigos da Nike e Mizuno (sempre novo, diga-se de passagem) e perambulam por aí mendigando moedas.
Todos sempre tomam cuidado pois já ocorreram vários assaltos e brigas nas ruas com os Knackers.

Garda
Aqui, nos sentimos muito tranquilos e confiantes ao andar na rua sozinhos, seja a hora que for, usando a marca de roupa e acessório que for, você sempre se sente seguro e tranquilo, mas sempre de olhos abertos em caso de se deparar com um dos Nanás (forma que os brasileiros encontraram de falar deles perto dos irlandeses e outras pessoas, pois este termo, não é bem visto por aqui).

O que nos deixa mais seguros e confiantes em andar por aqui, é saber que "não existe" arma de fogo em Dublin. Inclusive a polícia daqui chamada Garda, utiliza somente um cassetete pequeno para fazer rondas e abordagens. A Garda, não faz diferença nenhuma neste lugar, pois nas abordagens, as pessoas saem correndo, ou caso você seja assaltado, eles demoram para chegar, escutam você e nem ao menos um boletim de ocorrência é feito. Estão aqui somente para tentar manter a ordem do lugar, o que em sua grande maioria é fácil conseguir pela cultura e calmaria do lugar.

Grande abraço a todos,
Du Paiva.

12 comentários:

  1. 22º quando tá muito quente? ah, gente, que inveja!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Dr Foxx!

      Com 22 graus, as irlandesas estão de biquíni tomando sol nos parques, os irlandeses sem camisa de bermuda, completamente suados bebendo cerveja. Com 15 graus, eles já quase ficam sem roupa por aqui... rs, bem engraçado!
      Para mim, a temperatura esta agradável, nem muito quente, nem frio. Mas tenho a leve impressão que aqui, a sensação de frio e calor conforme a temperatura, é diferente da que sentimos no Brasil.

      Inveja? Inveja tenho eu de você!
      Quem me dera, morar no nordeste!

      Grande abraço,
      Du Paiva.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Fala Rapha!

      rs... é, agora estou tendo um tempinho pra blogar.
      Vida de desempregado é assim mesmo meu amigo!
      Voltei, e espero que seja pra ficar!

      Grande abraço,
      Du Paiva.

      Excluir
  3. Oi Eduardo.Legal sua descrição de Dublin. Tenho uma certa fascinação pela Irlanda, mas pela do Sul (sei que é Irlanda e Irlanda do norte, rs). E gosto também da costa oeste. Se eu pudesse, era para Galway que iria. Mas, isso é um sonho distante. Aproveite bem sua estada... e mande-nos sempre desses posts sobre a cultura local. Eu gosto.
    Gracias por me receber..
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Margot, bem vinda!

      Não se preocupe, eu também sempre falo Irlanda do Sul, rs!
      Eu sinceramente, nunca pensei em estudar na Irlanda, este lugar nunca me veio a cabeça e quando vi que era minha única opção, resolvi encarar.
      Estou tendo grandes e boas impressões deste lugar, a cada dia, descubro algo novo e diferente, fora a cultura que a cada dia, me chama mais atenção!
      Minha visita a Galway, estou guardando para um dia quente e ensolarado de verão. Tenho uma amiga irlandesa que mora lá e estamos combinando um fim de semana de passeio. Ainda não visitei os Cliffs of Moher, que fica bem próximo de lá. Sou fascinado por este lugar.

      Obrigado pela visita e volte sempre!
      Grande abraço,
      Du Paiva.

      Excluir
  4. Oi, estou de volta (de novo..rs)
    Estou super feliz que você tenha conseguido fazer essa grande mudança. Continue contando como é a vida por ai.
    Ah só para constar, mesmo não atualizando meu blog todo dia eu vinha aqui fazer uma visitinha e conferir as novidades.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dentro e Fora do Armário!

      Finalmente consegui dar uma reviravolta em minha vida, consegui conquistar um objetivo que havia traçado a muito tempo atrás.

      Então, consegui voltar a blogar, mas ainda não estou 100%.
      Quando posso, sempre vou escrevendo algumas coisas, deixando uns textos e assuntos pré escritos, pra depois editar rápido e jogar no blog!
      Infelizmente nao estou conseguindo dar conta do recado e visitar todos os blogs dos meus parceiros, mas assim que conseguir, vou dando uma passada em 1 por 1..

      Grande abraço,
      se cuida. Bom retorno pra você!
      Du Paiva.

      Excluir
  5. Nossa, eu não conhecia essa gangue! São evoluções do pessoal da Cracolândia, é isso? Fica a dica então, sempre carregar no bolso uma arma de choque, hahahaha!

    Já o clima não gostei muito não... tantas mudanças assim no dia não são nada boas pra riníticos como eu, hahaha! Mas deve ser ótimo ficar no parque na falsa noite. Sair do trabalho e relaxar, ainda com sol? Gostei da ideia!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Peter!

      Os nanás são bem conhecidos por aqui. De longe você já percebe quem é e quem não é.
      Tem alguns bairros aqui, que não é muito bom andar pois sempre estão cheios deles. São "inofensivos", rs.

      Infelizmente, Peter, há um grande problema quanto relaxar ao sol depois do trabalho. Ás 18:00, todos os parques fecham, justamente 1 hora depois que acabam os expedientes...
      Mas uma volta pelo centro da cidade é sempre muito bom!
      Realmente, quem tem problema de rinite, passa muito mal por aqui.

      Grande abraço,
      Du Paiva

      Excluir
  6. gosto quando você compartilha essas curiosidades e dicas daí.
    abraços e bom verão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Railer!

      Estou pesquisando e vivenciando varias outras peculiaridades de Dublin. Logo mais tem mais...
      Obrigado e bom inverno de mentira pra você (Tu mora no RJ né?)!

      Grande abraço,
      Du Paiva.

      Excluir