terça-feira, 29 de maio de 2012

Choque inicial: Deslumbramento...


Vista do meu quarto no hostel.
Antes de me deitar, olhei do lado de fora da janela, dei um suspiro e pensei com um sorriso no rosto: "Obrigado pela oportunidade meu Deus, não vou decepciona-lo!" e fui me deitar pois já era 22:30.

Acordei, e dei de cara com mais 3 pessoas no quarto. Eram outros brasileiros que iriam dividir o quarto comigo naquela semana, então, tratei de conhece-los, pegar umas dicas e acabamos saindo juntos para tomarmos cafe da manha. Eram 1 casal de namorados e um amigo deles. Fui e já comprei um chip de celular da operadora da região (Vodafone), me cadastrei e já estava acessível para outros celulares entrarem em contato comigo. Chamadas de de Vodafone para Vodafone são grátis, mensagens entre Vodafone também sai de graça, 150Mb de internet grátis, ligacoes para fixo no Brasil sai a 0,08 cents o minuto e celular 0,24 cents. Barato não?

Me deslumbrei com toda a arquitetura do lugar! Pessoas bonitas na rua, extremamente educadas e gentis. Fiquei fascinado com tudo! Aqui, você se serve em uma cafeteria, vai ate o caixa e paga.
Entra de mochila ou sacola no super mercado e quando vai pagar, retira o que comprou, paga e vai embora. Cinema? 11 euros a sessão 3D e você ainda pode levar o óculos embora, e na próxima vez que voltar, pode leva-lo e retirar a taxa do óculos na próxima sessão. Ainda achou caro? Com 20euros por mês debitados da sua conta no banco, você tem acesso a assistir quantos filmes quiser, quantas vezes quiser, todos os dias durante 1 mês. Ate agora eu não acredito!

Ciclovias pela cidade toda e os ciclistas respeitam como se fossem carros. Não atravessam no farol fechado, não andam na contra mão... e você pode alugar bicicletas publicas para se locomover também.
Andando de Luas
10 euros por ano, para utilizar as famosas Dublin bikes, quantas vezes quiser, somente respeitando o limite tempo de 30 minutos a cada retirada de bicicleta da catraca eletrônica, que estão espalhadas pela cidade inteira.

Aqui tudo funciona, tudo da certo, chega a ser inacreditavel! Quando uma coisa destas iria funcionar no Brasil? Comparacoes me vem a cabeça a toda hora por aqui!
Sem falar no trem que corta varias partes da cidade chamado Luas, onde você mesmo retira o ticket em uma maquina na estacao, entra no trem e muitas vezes não e conferida a passagem. Existem aqueles espertinhos que entram e saem sem pagar, mas quando são pegos, levam uma multa no valor de 150 euros. Fora o ônibus que não existe cobrador e você mesmo paga para o motorista somente com moedas e não são conferidos (e também você não recebe troco!).

Entrei em varias lojas de artigos eletrônicos, CDs, DVDs, livros, jogos e etc... Chega a ser absurdo o preço que eles pagam por aqui! Extremamente barato! Mesmo convertendo a moeda em Real, ainda paga-se bem barato! Perfumes? Nem entro na loja mais, porque só passo raiva de tao barato que são as coisas.

O deslumbramento com o lugar e inevitável! A cada lugar que você descobre, que você vai, olha, acaba fazendo milhões de comparacoes com o Brasil e se deslumbrar acaba se tornando impossível! Você olha tudo e quer ficar aqui para sempre!
A única coisa ruim deste lugar que não consigo me acostumar de forma alguma, e o fato de que no mesmo dia, chove, venta, faz sol, fica nublado, raras vezes cai granizo... O tempo por aqui e bem doido.

Isto foi tudo o que senti por aqui na minha primeira semana em Dublin, Deslumbramento!

Me desculpem por haver milhoes de erros ortograficos aqui, mas nao consigo mudar o teclado e estou tentado usar o corretor, sem muito sucesso!
Grande abraco a todos,
Eduardo Paiva.

6 comentários:

  1. Olá Eduardo!
    Fico feliz que tenha dado continuidade a escrita.
    Encontrei o blog em uma das minhas pesquisas, e com muito prazer inicie a jornada de ler desde o ínicio, um pouco de sua história, idéias e sentimentos.
    Confesso que fiquei frustrado ao ler o post que vc falou que iria parar de escrever após ter lido seus 50 posts. rsrs...
    Boa sorte nesse novo momento em sua vida!
    Estou criando coragem pra finalmente escrever um blog... vamos ver se esse ano essa idéia sai do papel.
    Com sua permissão gostaria de lhe add no msn para conversarmos um pouco visto que eu também sonho em partir para outro país.

    Grande abraço
    F.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola F, tudo bem?
      Que bom que voce gostou e quer ler mais... Isso me inspira a querer escrever mais e mais!
      Bem, eu nao tenho mais o costume de entrar no MSN, mas pode de adicionar sim! Tenho mais contato com o leitores atraves de email.
      Respondo todos sempre, se preferir, podemos conversar por la tambem!

      Escrever um blog e realmente muito bom! Muita coisa que fica presa dentro da gente e nao temos coragem/vontade de conversar/contar nem para nossos melhores amigos, fica melhor escrito em um blog. O mais bacana de tudo isso, e que sempre tem alguem que se identifica com algo que passamos e comecamos a perceber que nao estamos sozinhos no mundo como achamos!
      Vai fundo, escreva um blog, voce vai gostar da experiencia!!!

      Se quiser, posso dar umas dicas de blogs bem bacanas que sempre que posso, acompanho. Os blogueiros sao muito simpaticos e sempre responder as mensagens que deixamos!

      FOREVER YOUNG, por Raphael Martins:
      http://foreveryoung25.blogspot.com

      TEM UM SAPO NO ARMARIO, por Peter:
      http://temumsaponoarmario.blogspot.com

      DESABAFO, por Ro Fers:
      http://mysegredito.blogspot.com

      BLOG DO LATINHA, por Latinha:
      http://tinmanbr.blogspot.com

      RAILER ONLINE, por Railer:
      http://raileronline.blogspot.com

      Acompanhe-os que voce vai curtir muito o blog de todos eles!
      Grande abraco e volte sempre!
      Eduardo Paiva.

      Excluir
  2. Oi Eduardo!
    Muito bom revê-lo por aqui!
    Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato, quanto tempo!!!

      Muito bom voltar!
      Espero poder estar mais presente agora.

      Grande abraco,
      Eduardo Paiva.

      Excluir
  3. eduardo, que bom que deu notícias e que bom ver que você está bem, que está gostando da experiência. europa é realmente deslumbrante e esse contato com a nova cultura faz muito pra gente. eu digo que todo mundo devia sair do brasil um dia pra ver as diferenças.
    sucesso pra você!
    abraços!

    ps: valeu pela indicação do meu blog no comentário acima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Railer!!!

      Concordo plenamente com voce! Todos deveriam ter essa experiencia de estar fora do paisa para ter uja nocao das diferencas e culturas... ter nocao de que isso, nao e brincadeira, nao e um jogo que fazemos tudo como queremos.
      Mas enfim, estamos levando.

      Grande abraços,
      Eduardo Paiva.

      Excluir