terça-feira, 29 de maio de 2012

Choque inicial: Deslumbramento...


Vista do meu quarto no hostel.
Antes de me deitar, olhei do lado de fora da janela, dei um suspiro e pensei com um sorriso no rosto: "Obrigado pela oportunidade meu Deus, não vou decepciona-lo!" e fui me deitar pois já era 22:30.

Acordei, e dei de cara com mais 3 pessoas no quarto. Eram outros brasileiros que iriam dividir o quarto comigo naquela semana, então, tratei de conhece-los, pegar umas dicas e acabamos saindo juntos para tomarmos cafe da manha. Eram 1 casal de namorados e um amigo deles. Fui e já comprei um chip de celular da operadora da região (Vodafone), me cadastrei e já estava acessível para outros celulares entrarem em contato comigo. Chamadas de de Vodafone para Vodafone são grátis, mensagens entre Vodafone também sai de graça, 150Mb de internet grátis, ligacoes para fixo no Brasil sai a 0,08 cents o minuto e celular 0,24 cents. Barato não?

Me deslumbrei com toda a arquitetura do lugar! Pessoas bonitas na rua, extremamente educadas e gentis. Fiquei fascinado com tudo! Aqui, você se serve em uma cafeteria, vai ate o caixa e paga.
Entra de mochila ou sacola no super mercado e quando vai pagar, retira o que comprou, paga e vai embora. Cinema? 11 euros a sessão 3D e você ainda pode levar o óculos embora, e na próxima vez que voltar, pode leva-lo e retirar a taxa do óculos na próxima sessão. Ainda achou caro? Com 20euros por mês debitados da sua conta no banco, você tem acesso a assistir quantos filmes quiser, quantas vezes quiser, todos os dias durante 1 mês. Ate agora eu não acredito!

Ciclovias pela cidade toda e os ciclistas respeitam como se fossem carros. Não atravessam no farol fechado, não andam na contra mão... e você pode alugar bicicletas publicas para se locomover também.
Andando de Luas
10 euros por ano, para utilizar as famosas Dublin bikes, quantas vezes quiser, somente respeitando o limite tempo de 30 minutos a cada retirada de bicicleta da catraca eletrônica, que estão espalhadas pela cidade inteira.

Aqui tudo funciona, tudo da certo, chega a ser inacreditavel! Quando uma coisa destas iria funcionar no Brasil? Comparacoes me vem a cabeça a toda hora por aqui!
Sem falar no trem que corta varias partes da cidade chamado Luas, onde você mesmo retira o ticket em uma maquina na estacao, entra no trem e muitas vezes não e conferida a passagem. Existem aqueles espertinhos que entram e saem sem pagar, mas quando são pegos, levam uma multa no valor de 150 euros. Fora o ônibus que não existe cobrador e você mesmo paga para o motorista somente com moedas e não são conferidos (e também você não recebe troco!).

Entrei em varias lojas de artigos eletrônicos, CDs, DVDs, livros, jogos e etc... Chega a ser absurdo o preço que eles pagam por aqui! Extremamente barato! Mesmo convertendo a moeda em Real, ainda paga-se bem barato! Perfumes? Nem entro na loja mais, porque só passo raiva de tao barato que são as coisas.

O deslumbramento com o lugar e inevitável! A cada lugar que você descobre, que você vai, olha, acaba fazendo milhões de comparacoes com o Brasil e se deslumbrar acaba se tornando impossível! Você olha tudo e quer ficar aqui para sempre!
A única coisa ruim deste lugar que não consigo me acostumar de forma alguma, e o fato de que no mesmo dia, chove, venta, faz sol, fica nublado, raras vezes cai granizo... O tempo por aqui e bem doido.

Isto foi tudo o que senti por aqui na minha primeira semana em Dublin, Deslumbramento!

Me desculpem por haver milhoes de erros ortograficos aqui, mas nao consigo mudar o teclado e estou tentado usar o corretor, sem muito sucesso!
Grande abraco a todos,
Eduardo Paiva.

terça-feira, 22 de maio de 2012

A despedida...

Hoje, completo exatos 1 mes, quatro dias e algumas poucas horas em Dublin, Irlanda.
Minha despedida com o Brasil, foi muito dolorosa. No meu ultimo sabado por la, houve uma festa de despedida a fantasia, tema, anos 80. Eu nao bebia ja fazia 3 meses, entao, resolvi extravasar e aproveitar muito. TODOS os meus familiares estavam la e meus amigos mais intimos.
Quando foi chegando ao final da festa, as pessoas chegavam em mim, e me desejavam muita sorte, e eu, como estava muito bebado, nao parei de chorar 1 minuto. Mas enfim, achava que estava tudo certo.

A semana foi passando, fui me despedindo das pessoas durante a semana, fiz minha ultima partida no volei, fui jantar com os amigos da fabrica, meus amigos da academia, das lojas no centro da cidade e etc. Na quarta-feira, dia 18 de abril, procurei me desligar do mundo, mas nao adiantou muito.
As pessoas iam em minha casa se despedir, alguns ligaram e no fim das contas, meus familiares todos foram tomar cafe em casa. Cada um trouxe algo que eu gostava de comer.
Quando chegou as 18 horas, era hora de pegar o onibus e ir para o aeroporto. Todos queriam me levar ate Guarulhos e esperar meu voo, mas eu nao estava preparado psicologicamente pra isso, entao preferi ir de onibus, entao, novamente me despedi de todos.
Em toda a minha vida, eu so presenciei meu pai chorar 2 vezes: A primeira, foi com a morte de seu pai e a segunda vez, foi neste dia, ao se despedir de mim. Nao aguentei e chorei muito!
Foi o abraco mais dificil que ja dei e o mais sincero de toda a minha vida...

Fomos eu e mais alguns familiares e amigos ate a rodoviaria para pegar o voo, e na despedida, antes de entrar no onibus, mais choro! Todos disseram coisas muito bacanas para mim, nao havia como nao chorar, mas tratei de entrar logo no onibus e acabar logo com esse sofrimento.

Minha ida ate Guarulhos foi bem tranquila. Dormi o caminho todo, e quando cheguei a Guarulhos, fui despachar minha mala e tratar de me acomodar em algum lugar.
Eu estava exausto! Nao conseguia pensar em nada, apenas que faltavam algumas poucas horas para minha vida mudar completamente.

As 23:40, horario de Brasilia, meu aviao decolou e seguiu sentido a Londres, onde eu faria a escala para Dublin. Foram exaustivas 14 horas de voo, ate que pousamos no aeroporto de Heathrow.
Passei pela imigracao e tinha de esperar mais algumas horas, ate poder pegar outro voo para Dublin.
Novamente, embarquei sentido a Dublin e cheguei aqui, por volta das 20 horas.
Na porta do aeroporto, ja havia uma pessoa me esperando para me levar direto ao hostel, onde eu passaria 1 semana.

Fiquei completamente perdido com a rodovia, as estradas e principalmente pelo fato da mao onde se dirige, ser tudo ao contrario do que estamos acostumados. Conversei bastante com o rapaz do transfer, para pegar algumas dicas pela redondeza e tambem prestei muita atencao no transito, pois queria demais dirigir ali, rs.

Chegando no Hostel, entrei no Skype, para dar sinal de vida para meus familiares e fui dar uma volta por perto para conhecer o lugar. Achei um Mc Donalds bem proximo de onde estava, entao comi um lanche e voltei para o hostel para dormir... nao estava aguentando ficar de olhos abertos, precisava dormir urgente.

Que saudades de todos voces, leitores!!!
Minha vida entrou nos eixos somente hoje, entao agora terei um pouco mais de tempo para postar um pouco sobre o que anda acontecendo comigo por aqui.
Me desculpem tambem pela falta de acentuacao, mas os teclados aqui nao tem cedilha, ~, ` e etc...
Espero poder resolver isso logo...
Esta semana ainda, termino este post e coloco algumas fotos da regiao!

Grande abraco a todos, fiquem com Deus
e obrigado pelas mensagens e emails.
Eduardo Paiva.