terça-feira, 26 de junho de 2012

Fechando a mala (de vez)...

Em minha ultima semana no Brasil, tratei de fazer/comer varias coisas que sabia que não encontraria por aqui. Comecei a me despedir das pessoas que dificilmente tenho contato, cancelei tudo que havia em meu nome no Brasil, fechei todas as contas nos bancos, cartões de crédito e qualquer coisa que poderia me causar problemas enquanto estivesse viajando.
Fiz uma procuração global em nome de minha mãe, caso eu precisasse resolver alguma coisa por aqui, inclusive, tive de fazer uma especial para um amigo que mora em SP, para que ele pudesse retirar meus ingressos das Olimpíadas de Londres em meu lugar.

Após todas essas pendencias resolvidas, fui ao meu guarda-roupa e retirei tudo que havia nele.
Separei em 2 montes: Roupas para lavar (no caso, as que traria para cá) e roupas para doação.
Fui separando tudo que traria, comprei cigarros para vender, sucos em pó e Trident para meus amigos e eu. Aqui não tem nada disso, e quando achamos, é extremamente caro!

Retirando tudo o que havia no meu guarda-roupa, acabei me deparando com varias cartas e presentes que ganhei do digníssimo ex e varias coisas que escrevi para ele. Me lembrei de quando namorávamos, cheguei a comentar com ele que eu tinha um sonho de fazer intercâmbio algum dia e ele foi totalmente contra, dizendo que nunca iria me deixar fazer isso, pois não queria se separar de mim por tanto tempo. Ele ate escreveu um poema bem triste sobre isso, certa vez.
Mas enfim, apesar de ter sido tudo muito bom, joguei fora tudo e deixei meu guarda-roupas limpo, pronto para ser aproveitado por alguém.

Que ironia do destino, ou não, no meu ultimo fim de semana no Brasil, depois de alguns anos, recebi um e-mail do digníssimo. Um longo e extenso e-mail, me contando as novidades em sua vida, sobre o projeto que ele tinha quando namorávamos, e com o sucesso do mesmo, ele estava com um outro projeto em mente, e queria saber se eu não me importaria em ajudá-lo, com uma autorização. Ele queria informar e perguntar se eu não me importaria que ele usasse meu primeiro nome, como tema de seu projeto.
Depois, me contou que ficou sabendo que eu estava de partida através de nossos amigos em comum, e me felicitou pela conquista.

Toda aquela informação, caiu como uma bomba pra mim. Eu fiquei com o coração apertado, me senti deslocado e não sabia simplesmente no que pensar, inclusive ate havia decidido a não responder o e-mail e deixar tudo como estava.
Fui para SP me despedir dos amigos, curtir uma ultima balada com eles na sexta a noite e logo voltar para minha cidade no sábado, para a despedida com minha família.
Aquele e-mail, me corroeu o fim de semana todo, então, na segunda pela manhã, o respondi.
Disse que não iria responder o e-mail, mas acabei fazendo pois não era de mim ser assim. Disse que fiquei muito feliz pelos resultados de seu trabalho, que fiquei muito feliz pelos seus projetos e que eu não tinha o menor direito de proibi-lo de usar nada, que ele poderia fazer como fosse melhor a ele. Agradeci suas felicitações e me despedi cordialmente.

Na terça pela manhã, havia uma sua resposta.
Agradeceu as minhas palavras, que ficou feliz por eu não ter me importado de usar meu nome e disse que pelo meu e-mail, sentiu pelo meu e-mail, que nossa situação infelizmente era irreversível, que nem amigos poderíamos ser, pois havia muita coisa guardada ainda. (infelizmente, concordo com ele)
E para se despedir (e me quebrar no meio), ele terminou dizendo:
"Eu gostaria que você soubesse que você SEMPRE mas SEMPRE, será meu [adjetivo particular]!
Não haverá outro!
Tudo de muito do melhor para você!
Bjs... [digníssimo ex.]"

Neste mesmo dia, embalei tudo, dobrei e guardei todas as minhas roupas na mala, todos os meus pertences já estavam prontos para seguirem comigo e o que ficou, não estará mais la quando eu voltar... A vida segue, tem de seguir!

Grande abraço a todos,
Du Paiva.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Peculiaridades Dublinísticas...

Hoje, dia 21 de Junho, começou oficialmente o verão europeu, mas todo esse clima aqui, me parece muito com o outono do Brasil. Exceto pelo fato de que em plena 4:30 da madrugada, já esta dia, escurecendo totalmente ás 22:30 da noite.
Os irlandeses, turistas, intercambistas e afins, adoram aproveitar este clima, com as temperaturas chegando na máxima de 22 graus durante o dia e 8 graus durante a noite.
Stephen's Green Park
Os parques de Dublin, estão sempre cheios, vários grupos de amigos e namorados deitados na grama, comendo um lanche, tocando violão, rindo, mas acima de tudo, aproveitando o sol, quando ele resolve aparecer.
Sempre em uma conversa com um irlandês, a primeira coisa que eles falam quando digo que sou brasileiro, é: "Oh! Provavelmente você sente falta do sol, não é?" - e sim, minha resposta é sempre, sim!
Aqui a chuva é garantida! Tem dias, que ao sair na rua em dias chuvosos, é comum encontrar vários guarda-chuvas jogados pelas ruas, destruídos pelo vento forte. Quando se sai de casa, você tem de estar preparado para o frio, chuva, vento e agora que chegou o verão, o calor. O tempo muda em um piscar de olhos.

Nestes parques, facilmente você encontra lugares para descansar e relaxar ao sol, junto a outros grupos de pessoas. Mas tem outro grupo de pessoas aqui, que todos tomam muito cuidado, principalmente os estrangeiros.
Knackers (Nanás)
Aqui não existe favela, e gente "pobre", mas existem os famosos Knackers (Náquers). Já ouviram falar? Eles são uma minoria aqui na Irlanda, irlandeses que quando desempregados, recebem uma ajuda de custo do governo. São drogados, desesperados por bebida alcoólica, arruaceiros que andam em bandos, vivem pedindo esmola na rua para se drogarem, jogam tomates e ovos nas pessoas e vivem falando palavrões em alto e bom som!
Geralmente, é fácil identificá-los. Típico rosto irlandês, dentes podres, tem as costas das mãos roxas por usarem heroína, usam abrigos da Nike e Mizuno (sempre novo, diga-se de passagem) e perambulam por aí mendigando moedas.
Todos sempre tomam cuidado pois já ocorreram vários assaltos e brigas nas ruas com os Knackers.

Garda
Aqui, nos sentimos muito tranquilos e confiantes ao andar na rua sozinhos, seja a hora que for, usando a marca de roupa e acessório que for, você sempre se sente seguro e tranquilo, mas sempre de olhos abertos em caso de se deparar com um dos Nanás (forma que os brasileiros encontraram de falar deles perto dos irlandeses e outras pessoas, pois este termo, não é bem visto por aqui).

O que nos deixa mais seguros e confiantes em andar por aqui, é saber que "não existe" arma de fogo em Dublin. Inclusive a polícia daqui chamada Garda, utiliza somente um cassetete pequeno para fazer rondas e abordagens. A Garda, não faz diferença nenhuma neste lugar, pois nas abordagens, as pessoas saem correndo, ou caso você seja assaltado, eles demoram para chegar, escutam você e nem ao menos um boletim de ocorrência é feito. Estão aqui somente para tentar manter a ordem do lugar, o que em sua grande maioria é fácil conseguir pela cultura e calmaria do lugar.

Grande abraço a todos,
Du Paiva.

terça-feira, 12 de junho de 2012

O Primeiro Dia dos Namorados...

Finalmente, dia dos namorados! Mas o que eu tenho com isso?
Sinceramente, não tenho nenhuma recordação de passar esta data com alguém especial. Fincando com alguém, provavelmente já, mas não namorando. Incluindo com meu ultimo namoro, onde a data de nosso período juntos, acabou não coincidindo com o dia.
Na ultima sexta-feira, acabei fazendo algo por impulso. Entrei na internet, busquei por uma floricultura online e acabei comprando um presente para o cara que estou gostando. Comprei um buque de rosas colombianas vermelhas! Pensei em adicionar um chocolate, um espumante ou um bom vinho, mas nada me agradou ou achei que ele não iria gostar. Foi então que vi um urso de pelúcia todo enfaixado, como se estivesse machucado e em sua descrição, estava como "Urso Dodói". Não pensei 2 vezes e já adicionei para ser entregue junto com o buque, e junto com eles, um cartão simples, sem nada escrito, apenas um espaço reservado para eu escrever algo.
Não sabia exatamente o que escrever, sou péssimo com essas coisas e sempre fico mudando tudo o que eu escrevo, pois quero escrever algo impactante, então, lembrei de algumas outras situações em que conversávamos então, escrevi um trecho de uma musica de escutávamos juntos e no fim deixei um recado mais ou menos assim:

"... [trecho da musica]
  ... Mesmo com um oceano entre nos, estou aqui!
 Cuide bem do urso, olhe como ele esta machucado...
 Beijos no coração!"

Então, sem pensar muito, pois poderia mudar tudo de novo, mandei entregar no dia 12, dia dos namorados. No domingo, já fiquei apreensivo e me arrependi um pouco do que fiz. Não sabia qual seria sua reação e inclusive, tentei cancelar a venda mas não obtive sucesso.
Conversei com um grande amigo meu pelo MSN e ele me acalmou um pouco, me confortou, então decidi relaxar e esperar chegar a data.

Troquei umas palavras com ele através de mensagem no celular durante a tarde de domingo e depois ele não me respondeu mais. Por uns dias, ele tem ficado mais calado e temos conversado menos. Ele tem seus problemas profissionais para resolver e entendo quando ele esta assim, então, durante a noite mandei o meu rotineiro "Boa noite, gato! Bom descanso!", mas ele não respondeu.
Acordei no outro dia de manhã para ir a escola, mas acabei ficando com preguiça, então fui tomar meu café e mandar uma mensagem para um amigo ir na academia comigo. Quando voltei ao quarto com meu café, tinha acabado de receber uma mensagem dele. "Bom dia meu gato, hora de acordar e ir para a escola!"
Começamos a conversar e ele me disse que a tarde no dia anterior, ele foi viajar as pressas para a cidade vizinha, pois um parente dele havia falecido. Ficaria por lá até a tarde de ontem, não iria trabalhar para poder descansar, pois estava a mais de 24 horas acordado. Conversamos mais uns minutos e nos despedimos.

Quando chegou a noite, recebi uma mensagem dele no celular "Oi! Ta em casa? Entra no Skype!"
Respondi e entrei no skype para ver o que ele queria.
Ele me contou como foi o restante de seu dia e por fim ele disse:
"E então? Você esta aqui para mim?" - Fiquei meio que sem saber o que dizer e sem entender, então ele me disse.
"Eu simplesmente adorei o presente, tá?" - Fiquei muito surpreso, porque não era a data para o presente ter sido entregue!
"Eu adorei as rosas, elas são lindas! O urso eu amei, porque nunca ganhei! Mas o cartão, foi a coisa mais linda que eu já recebi!"
Expliquei para ele como foi toda a historia do presente, que não era pra ter sido entregue naquele dia e que não imaginava como seria sua reação! Ele me contou que não poderia ter sido melhor, pois não imaginava que eu poderia ter mandado algo para ele e me contou como foi a reação quando viu o presente, pois ele estava com a mãe junto e ficou com vergonha de abrir pois viu que era de uma floricultura e imaginou que seria algo com relação a mim.

Conversamos pelo Skype por uns minutos, e nos despedimos pois ele precisava urgentemente dormir, não estava em condições de ficar ali conversando.

Depois que ele foi dormir, me senti extremamente bem! Me senti relaxado, com um sentimento de trabalho feito! Não imaginei que ele gostaria tanto do presente e que ele me diria coisas tão bacanas. Uma grande pena, ter sido em um momento não muito bom para ele, porque ele estava muito cansado pra ficar ali conversando e por ter perdido um parente a pouco tempo.
Estamos nos dando muito bem, nos entendendo mais ainda, mas tem dias que bate uma coisa ruim, me vem uns pensamentos não muito bons que acabam me deixando pra baixo. Como disse em outro post, não estamos namorando ou nada declaradamente, mas sempre fica algo nas entrelinhas, algo que deixa aquela duvida na cabeça sobre no que vai dar toda essa historia.
Eu estou confiante e acredito que se sobrevivermos a imensidão deste mar que nos separa, um bom capitulo e uma boa historia esta para ser escrita aqui no blog...

Grande abraço a todos,
Eduardo Paiva.

sábado, 9 de junho de 2012

Noitada Dublinense...

E esse verão maravilhoso da Europa? rs.
Pelo menos, nesta minha região que estou habitando, não tem nada de maravilhoso (digo com relação ao tempo)!
Quando cheguei aqui, estava começando o verão europeu e a temperatura não estava tao baixa como costuma ser. Durante o dia, em torno dos 10 graus e em torno dos 5, durante a noite.
Para mim, o problema nem é a temperatura ser assim tao baixa, mas sim o tempo ruim. Aqui quase sempre esta nublado, venta muito e a garoa é certa em quase todos os dias.
Minha adaptação com o clima da Irlanda, não esta tao ruim quanto achei que seria. Mas por fim, semana passada, acabei ficando 4 dias de cama. Peguei uma gripe muito forte, me impossibilitando de colocar os pés na rua, mesmo para ir a escola, comprar algo ou apenas caminhar pelos parques da cidade. Mas melhorei antes do fim de semana, podendo assim, aproveitar as noitadas de Dublin.
Ja fui nas 3 boates que existem aqui e em suas diferentes noites ao longo do fim de semana.

A primeira foi a boate THE DRAGON.
Uma das preferidas dos estrangeiros, não sei o motivo, mas as pessoas adoram aquele lugar.
Musica péssima, algumas pessoas bonitas, poucas mulheres e bebida muito boa.
Na quinta-feira é o melhor dia, pois a pint de custa 3€uros a noite toda, tequila custa 2€uros a dose e a vodka com energético custa 9€uros 2 doses.
Nas sextas, sábados e domingos, a casa fica um pouco vazia e as bebidas mudam de preço a cada hora, chegando, uma pint a custar 7 €uros ate o fim da noite.
Se você chegar ate as 22:30 da noite, não paga para entrar, mas apos este horário, 5 €uros e apos a meia-noite, 8 €uros. Agora você deve estar pensando: "Mas quem chega na balada antes da meia-noite?" Existe um motivo muito forte para isso. Aqui qualquer casa noturna, seja gay ou não, qualquer evento que tenha musica, obrigatoriamente deve ser fechada até as 3:30 da madrugada, ou seja, ás 3 da manha, a musica literalmente para, as luzes acendem e os seguranças começam a pedir que todos se retirem.

Depois conheci a boate WAR.
Festa estranha com gente esquisita! Esta boate, funciona somente nas noites de sexta-feira. As pessoas aqui aparentam ter em torno de 15/16 anos! Publico bem diversificado.
E os que são ou aparentam ser mais velhos, são completamente psicodélicos. Todos esquisitos demais, e sempre tem uma temática diferente a cada sexta. Todas as bebidas são baratas, todas em torno dos 5€uros a noite toda. E a musica aqui é EXCELENTE! Se você que sair pra dançar, este é o lugar! Muitos brasileiros vem a esta boate e muitos trabalham aqui também!
Se você vem para caçar algum enrosco, este não é o lugar correto, a não ser que goste daquele tipo, novinho, cara de bebezinho.

E por fim, THE GEORGE.
Casa grande, bebida boa e em torno dos 5€uros a noite toda. Pessoas bonitas e mais velhas. A grande maioria em torno dos 28 aos 40. Tem sim, uns mais novinhos e outros BEM mais velhos.
Aqui, quem toma conta da noite, são as Drag Queens mais engraçadas que eu já vi! Ficam o tempo todo no palco, apresentando as diversas atracoes de cada diferente noite.
Nas sextas, as drags performam, cerca de 15 musicas ate a meia-noite. Apos este horário, a pista abre e as pessoas podem ir dançar.
Sábado é noite de Karaokê! As pessoas vão ate o palco, onde são apresentadas pelas drags e cantam cerca de 8 musicas. Quando chega meia-noite, a pista abre e as pessoas vão dançar.
Domingo é noite de bingo! As drags performam cerca de 8 musicas, apos isso, tem um único bingo com prêmios que variam de combos de bebidas, ate prêmios de 800€uros.
Para conseguir uma cartela, você deve pegar uma bebida e pedir pela sua cartela. Esta noite sempre é engraçadíssima e quando da meia-noite, novamente a pista abre e as pessoas vão dançar.

Basicamente, estas são as noites das boates em Dublin.
Obviamente, tem vários outros lugares para se ir, como os famosos pubs, inclusive os pubs que os gays costumam frequentar, mas ainda preferi não ir. Tenho de me segurar um pouco aqui quanto a sair para não gastar toda ela com noitadas. Ainda não estou trabalhando e tenho aluguel, energia, internet e compras do mês para pagar.

Grande abraco a todos!
Obrigado pelos emails, fiquei muito feliz.
Du Paiva.

domingo, 3 de junho de 2012

Eu me rendo...

A vida nos prega pecas que nos marcam demais, não e mesmo?
Aqui, e meu sonho! Onde estou hoje, e resultado de muito trabalho, dedicacao e forca de vontade!
Sempre me achei uma pessoa bem determinada, uma pessoa que apesar das fraquezas que todo ser humano tem, mas sempre me achei muito forte, cabeça boa... hoje, eu não tenho tanta certeza se realmente e isso que penso.

Achei que seria tudo muito mais fácil, ficar longe de família, amigos, de estar longe do meu porto seguro, achei que estaria completamente feliz de todas as abdicacoes que tomei e mantive, mas meu coracao tem estado um pouco aflito de uns tempos para cá.
Todo o deslumbramento que tive nas primeiras semanas, acabaram se esvaindo rapidamente e agora, a saudades e aflicao tem tomado conta de mim varias vezes.

Converso toda semana com os amigos e familiares através do Skype ou por ligacoes telefônicas mesmo, mas a saudade tem me apertado tanto de uns tempos para cá, que tenho chorado muito. Isso não e bom!
Apesar de ter alguns amigos por aqui, mas não e a mesma coisa que estar no seu lugar, com as pessoas que amo... doi demais!
Há algumas semanas, aconteceu algo que tenho evitado desde que optei pelo intercâmbio: Estou envolvido sentimentalmente por alguem.
Estar apaixonado por alguem, não que isso seja uma coisa ruim, muito pelo contrario. Mas a vida realmente adora me pregar pecas e me deixar mais perdido que barata tonta.

Há uns meses atrás, conheci um homem pela internet e nos demos muito bem. Coversavamos bastante sobre tudo, estávamos nos dando super bem, mas devido a sua carreira, ele estava sem muito tempo para a internet, então, acabamos deixando de lado todas as conversas e tudo mais. Infelizmente, nem chegamos a nos conhecer pessoalmente.
Algumas semanas, depois que cheguei em Dublin, voltamos as nossas conversas e ele se mostrou muito surpreso ao saber que eu já estava aqui. Conversamos, todos os dias através do Skype, Facebook, Whatsapp e algumas vezes por ligacoes de celular.

Nos vimos em uma situacao bem complicada e notamos essa ligacao bacana que temos. Estamos meio que namorando a distancia. Nada declarado pra dizer a verdade. Conversamos muito, falamos muito sobre nosso dia, queremos saber sempre como o outro esta, trocamos conselhos e etc.
Mas ficamos naquele dilema de não saber como reagir um com o outro em uma situacao assim, apenas dizemos que esta sendo muito peculiar a forma que estamos nos conhecendo e que se nos conhecêssemos pessoalmente, antes da minha viagem, provavelmente tudo isso teria acabado em uma cama de motel e nada alem disso.

Mas toda essa situacao, me deixa apavorado! Eu sinceramente estou com medo! Estou com medo de me decepcionar, estou com medo dele não estar mais la pra mim quando eu voltar... Não paro de pensar nele um segundo do meu dia! Algumas poucas vezes em que acabei ficando bêbado por aqui, acabava conversando com ele por mensagens no celular ou email e ele sempre acaba meio desconversando e fugindo do assunto. Uma outra vez em que ambos estávamos bêbados, acabei ligando para ele e ele me confessou que tem muito medo que eu não goste dele quando formos nos conhecer.

Sempre vejo reciprocidade da parte dele para comigo, conversamos serio, falamos bobeira, temos brincadeiras carinhosas um com o outro, ele sempre faz questão de conversar comigo e eu o mesmo, sempre mandamos fotos de onde estamos para saber como e o lugar... mas eu sinceramente, não estou confortável com essa situacao. Não estou me sentindo seguro com este sentimento. Eu gosto demais dele e ele sabe disso e eu sei que ele gosta de mim, mas não demonstra tanto quanto eu...
Enfim... só queria desabafar mesmo.

Grande abraco a todos,
Eduardo Paiva.